Comandos Fundamentais

Estou começando a produzir uma série de explicaçõe sobre alguns comandos fundamentais do Blender. Por enquanto você pode ver sobre Extrusão, Subdivisão e Merge.

Extrusão

O comando de extrusão serve para criar novas vértices, arestas ou faces em um objeto. Para utiliza-lo é nessesário que esteja no Edit Mode, que pode ser acessado pela tecla Tab.

Para acionar o comando é preciso que alguma vértice, face ou aresta esteja selecionada. Após selecionar a área desejada você já pode fazer a extrusão. O comando se encontra no painel Editing (F9) na aba Mesh Tools, como mostra a figura, mas ele pode ser acionado pelo seu atalho, a tecla E.

Se você estiver no modo de seleção por vertices as seguintes opções irão aparecer: Region, Only Edges e Only Vertices. Lembrando que as opções somente aparecerão se 4 vértices estiverem selecionados, formando uma face, caso contrário, se você estiver com 1 vértice seleionado irá extrair com o mesmo efeito de Only Vertices, e se estiver com 2 vertices selecionadas, formando uma aresta, irão aparecer as opões Only Vertices e Only Edges.

Se você estiver no modo se seleção por arestas as seguintes opções irão aparecer: Region e Only Edges. Lembrando que as opções somente aparecerão se 4 erestas estiverem selecionadas, formando uma face, caso contrário, se você estiver com 1 ou 2 arestas seleionadas irá extrair com o mesmo efeito de Only Egdes.

Se você estiver no modo se seleção por faces com apenas uma face selecionada irá extrair a face, sem aparecer as opções. Já se você estiver com 2 ou mais faces selecionadas irá aparecer as opções Region e Individual Faces.

O efeito das opções é sempre o mesmo, não importa o mode de seleção que você esteja, portanto segue a função de cada uma:

Region: irá extrair as faces inteiras, sedo que se tiver mais de uma face selecionada elas ficarão unidas.

Only Edges: irá extrair apenas as arestas (edges)
Only Vertices: irá extrair apenas os vértices (vertices)
Individual Faces: irá extrair as faces inteiras, elas ficarão separadas. Esta opção aparece apenas com 2 ou mais faces selecionadas.

Subdivide

Subdivide, é um nome em inglês, que é subdividir. Ele serve nada menos do que para subdividir um objeto. Mas existe mais de um tipo de subdivisão no Blender. Eles estão nas funções especiais, tecla W, e para acessá-las é preciso estar no Edit Mode.

A primeira forma de subdivisão é a “Subdivide”. Ela subdivide a área selecionada do objeto uma vez, criando novos vértices.

A segunda forma é a “Subdivide Multi”. Ela faz do mesmo que a subdivisão anterior, mas você pode escolher quantas vezes irá subdividir a área selecionada, de 1 até 128 cortes na malha.

A terceira é a “Subdivide Multi Fractal”. Com ela você pode subdividir e ao mesmo distorcer um objeto. Você pode escolher o número de cortes na malha e o nível de distorção.

E a ultima é a “Subdivide Smooth”, que serve para ao mesmo tempo que a malha é subidividida ela seja suavizada. Você só pode fazer um corte por vez, mas pode alteras o nível da suavização

Acompanhe na imagem o resultado de cada subdivisão em um cubo:

Merge

O comando Merge é bastante útil e eficiente. Ele serve para unir um grupo de vértices em um vétice só. O comando também funciona com faces e arestas. Para utiliza-lo é nessesário que esteja no Edit Mode, que pode ser acessado pela tecla Tab.

O comando encontra-se nas funções especiais, que são acessadas pela tecla W, mas ele também pode ser ativado pelo atalho Alt+M.

Se você estiver no modo de seleção por vertices as seguintes opções irão aparecer: At First, At Last At Center At Cursor e Collapse. Já se você estiverno modo de seleção de arestas ou faces só irão aparecer as opções At Center e At Cursor e Collapse. Segue a função de cada uma abaixo:

At First: junta os vértices na posição do primeiro vértice selecionado.

At Last: junta os vértices na posição do último vértice selecionado.

At Center: junta os vértices no centro da seleção.

At Cursor: junta os vértices na posição do 3DCursor.

Collapse: funciona de forma induvidual quando uma face ou aresta está selecionada. Por exemplo quando 2 arestas, separadas, são submetidas as Collapse elas não vão se unir, o que irá se unir são os vertices da ponta de cada uma, de forma separada.

É complicado de entender lendo, então a melhor forma de entender é testando, teste e veja como funciona!

About these ads

~ por tatasoka em 24 de novembro de 2007.

3 Respostas to “Comandos Fundamentais”

  1. sou iniciante no blender e ja tinha conhecido a extruusão e u subdivide mas o merge só tinha ouvido falar só agora descobrir sua finalidade.muito boa a dica .valeu mesmo.:D

  2. esse comando de juntar vertices ta me ajudando um monte!!
    estou fazendo um Iron man pessa unica (sem separar as partes de cabeça) só para ser exclusivo hehehe

    postei no imageshack

    http://img96.imageshack.us/img96/2710/printironman.png

    arecem comecei faz uns 7 minutos mas é sofrido fazer isso correndo
    nem usei o subdvide hehehe

  3. iron man ta ficando legal pra quem ta começando eh bom pq ele ñ tem traços complexos vc pode tentar depois fazer tbm aquela nave do star wars ou então o delorean, é facin como o iron man pq são traços simples vc ñ tem que usar ferramentas mais avançadas.

    O blender no começo é praticamente só calculos a modelagen de malha basica dele se trata de extrusão, subdivide, mirror, e merge.
    Fazer em partes separadas eh melhor pois vc trabalha mais detalhadamente em cada depois é soh juntar em object mode com ctrl+j e usar merge e remove doubles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 141 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: