Teclas de Atalho

tecla.jpgNo Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.

Mas não esquente em decorar todas as teclas.
Com o tempo, você nem percebe que usa as teclas de atalho, não é preciso olhar toda hora para o teclado para ver se as combinações estão corretas ou ficar pensando um bom tempo para lembrar alguma tecla, é como se fosse automático. Você pensa “Preciso cortar essa parte do objeto” e logo você digita Ctrl+R.

O teclado é essencial na jornada com o Blender, pois isso, saber as teclas de atalho e quais são suas funções é muito importante, deixando o trabalho mais prático e produtivo! Então está ai uma lista de atalhos do Blender pelo teclado. Legenda: Edit Mode: Mesh. Object Mode:

A - Selecionar/Descelecionar tudo Mesh/

B – Caixa de seleção Mesh/

B depois B novamente – Bolinha de seleção Mesh

C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor Mesh/

D – Modos de Visualização Mesh/

E- Extrusão Mesh

F – Fazer Face Mesh

F - Mudar para o modo UV Face Select

G - Mover objeto selecionado Mesh/

H – “Esconde” seleção Mesh/

I - Inserir “Key” para animação Mesh/

L – Se a malha estiver parcialmente selecionada, L selecionará o restante dela. Mesh

O - Ativar a opção Fallof Mesh

P – Separar malha selecionada Mesh

P – Rodar Game Engine

R - Rotação Mesh/

S – Escala Mesh/

V – Entrar no modo Vertex Paint

W – Menu de edição de malha Mesh

W - Opções de Boolean

Z - Alternar entre vizualização Solid e Wire Mesh/

X ou Delete - Menu de deletar Mesh/

TAB - Alternar entre Object Mode e Edit Mode Mesh/

Barra de Espaço - Menu Add Mesh/

Ctrl

Ctrl+E – Funções epeciais das arestas Mesh

Ctrl+G – Menu de grupos de objetos

Ctrl+G – Menu de grupo de vértices Mesh

Ctrl+I - Inverter seleção Mesh/

Ctrl+J - Juntar os objetos

Ctrl+M - Espelhar a malha Mesh/

Ctrl+N - Recalcular normais para o lado de fora Mesh

Ctrl+P - Parentear vértices Mesh

Ctrl+P - Parentear objetos

Ctrl+Q – Sair do Blender Mesh/

Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares Mesh

Ctrl+U - Gravar preferencias do usuário Mesh/

Ctrl+V - Funções especiais dos vértices Mesh

Ctrl+W - Salvar Mesh/

Ctrl+X – Novo arquivo Mesh/

Ctrl+Y – Refazer Mesh/

Ctrl+Z – Desfazer Mesh/

Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint

Ctrl+TAB – Modos de seleção Mesh

Ctrl+Barra de Espaço - Modos de manipulação Mesh/

Alt

Alt+A – Rodar animação Mesh/

Alt+D - Replicar

Alt+E – Entrar no Edit Mode Mesh/

Alt+G- Resetar Locação

Alt+J - Transformar faces triângulares em faces quadradas Mesh

Alt+M - Opções de Merge Mesh

Alt+R – Resetar Rotação

Alt+S - Resetar Escala

Alt+U - Histórico de ações globais

Alt+U - Histórico de ações realizadas no Edit Mode Mesh

Shift

Shift+A – Menu add Mesh/

Shift+B – Definir area para renderizar Mesh/

Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 Mesh/

Shift+D - Duplicar Mesh/

Shift+E - Ferramenta Crease Mesh

Shift+F - Fazer faces trinangulares Mesh

Shift+S - Menu de Snap Mesh/

Shift+Z – Alternar entre vizualização Shaded e Wire

Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela Mesh/

Conjunto F1, F2, F3…

F1 – Abrir arquivo

Shift+F1 – Abrir arquivos em partes

F2 – Salvar como…

Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF

F3 – Salvar imagem

Shift+F3 – Janela Nodes Editor

F4 – Painel Logic

Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo

F5 – Painel Shading

Shift+F5 - Janela 3D View

F6 - Menu Textures buttons

Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor

F7 - Painel Object

Shift+F7 - Janela Buttons

F8 – Menu World buttons

Shift+F8 - Janela Video Sequence Editor

F9 - Painel Editing

Shift+F9 – Janela Outliner

F10 – Painel Scene

Shift+F10 - Janela UV/Image Editor

F11 – Mostrar imagem renderizada

Ctrl+F11 - Mostrar animação renderizada

Shif+F11 – Janela Text Editor

F12 – Renderizar cena

Ctrl+F12 – Renderizar Animação

Shift+F12 - Janela Action Editor

Frames

Avançar 1 frame

Retornar 1 frame

Avançar 10 frames

Retornar 10 frames

Shift + Ir para o ultimo frame

Shift + Ir para o primeiro frame

Layers

Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:

0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10

Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20

Ponto de visão

Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)

0 = Visão da câmera.
1 = Visão frontal.
3 = Visão lateral.
7 = Visão superior.
5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica
Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.

Ângulos – é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:

Ângulo X (linha vermelha)
Ângulo Y (linha verde)
Ângulo Z (linha azul)

Fonte/Simbolos

~ por tatasoka em 10 de julho de 2007.

37 Respostas to “Teclas de Atalho”

  1. [...] Para quem quer ver clique aqui [...]

  2. E ai beleza!!!

    Tem um pequeno erro em “Shift+F – Fazer faces trinangulares”,
    na verdade é CTRL+T

  3. Creio que não…Ctrl+T serve para TRANSFORMAR as faces em triangulos.

  4. valeu..
    mas tem como vcs me ajudarem
    si der me adcionam do hotmail
    é rafa_04121991@hotmail.com
    blz brigadão

  5. na versao 2.46 o UV face select tah embutida na edit mode entao tem que selecionar as fases lá

  6. estava pensando em elaborar uma lista de teclas de atalhos para melhorar meu desempenho no Blender. Com esta relação me economizou muito tempo.

    Valeu!

  7. D+
    vlw

  8. Parabéns pelo blog
    Ótimo artigo !!

  9. atalho da letra L
    como funciona:
    você tem 10 partes ou objetos no modelo
    se eu quiser selecionar só o olho
    basta selecionar uma face ou uma vertice dele e depois pressiono a tecla L
    somente essa parte será toda selecionada

  10. Estou começando agora e me ajudou muito essa listagem com as teclas de atalho.
    Muito obrigado e parabens!!!

  11. Gostaria de saber qual o atalho para mover a página uma vez que não tem barra de rolagem

  12. Como assim Sandra?

  13. Acho que a Sandra quis dizer o seguinte:

    Como se faz para mover o ângulo geral na página ( função que é feita no mouse através do botao direito pressionado e a movimentação do mesmo ) através do notebook…
    Eu trabalho com notebook e nem sempre uso o mouse ( so uso quando utilizo o blender ) seria bem util se fosse possivel usar o blender 100% no teclado…

  14. Bom mesmo!
    Mas eu queria saber onde se faz a rotação da câmera em todos os sentidos…

  15. [...] de que aqui no Blog nós temos uma página com alguns atalhos do Blender que podem auxiliar você na [...]

  16. [...] atalho se encontram no blog Blender Total. Clique AQUI para [...]

  17. eu não entendi uma coisa até agora, como faz pra visualizar a modelagem, com akele fundo e tal, eu já fiz o fundo mas não sei o simples botão pra ele aparece e tals, como eu fasso isso ??

    • Você está falando do render? Para renderizar você usa a tecla F12. Depois de terminar o render você pode salvar a imagem em File > Save Rendered Image As…

  18. era isso xD valew a ajuda !!
    agora soh tem um problema técnico, alguns objetos fikam preto por inteiro, nao sei se é pelo meu computador ou se é alguma coisa que fiz errado, você tem alguma idéia do que seja?

  19. Olá, sei que a tecla ‘H’ funciona para esconder a seleção (hide), como faz para aparecer algo que foi escondido (unhide)??
    Abraços

  20. Valeu! =)

  21. Muito bom o site!![red]uhull

  22. caraca to começando agora…e to vendo que a parada é dificil hein

  23. eu apertei p para rodar o jogo como que eu faço para entrar no modo de ediçao de novo

  24. Existe ainda … atalhos p/ aplicar subsurf rapidamente aos objetos,
    ctrl+(1..4)
    aplica subsurf no nível do número pressionado no atalho.

  25. gente se puderem eu queria seber o seguinte:
    eu to aprendendo a modelar,sò que que tem uma hora que o cara selecina dois pontos de vertices que nao estao juntas,e com algum atalho junta elas transformando em uma linha sò.
    bom ate agora esse è o ponto que eu nao consegui resolver se lerem meu comentario por favor me ajudem
    No mais.Obrigado
    Se nao puderem me responder por comentario me mandem um email:Ruan_hiuga@hotmail.com

  26. gente me ajuda ae please!! eu queria saber como e q faz tipo m assijm:
    selecionar dois pontin do vertice e tipo cria t outra lina ligando eles
    PS:eu ja tentei opçao de margem,mas naum è pois ela remove ponto duplo e causa deformidade.Eu tentei um moonte de coisa mas num deu naum.

  27. Obrigado deu certin agora posso evoluir mais no bender.
    vlw.

  28. exelente esto es una ayuda formidable para los que estamos iniciando en Blender.

    Gracias por esta valiosa información.

  29. Parabéns, a dica vale mais que um curso… Obrigado!

  30. gostei muito vai me ajudar bastante ja q não tenho a apostila.

  31. [...] http://bit.ly/ajthAD [...]

  32. [...] http://blendertotal.wordpress.com/2007/07/10/teclas-de-atalho/ Esta entrada foi publicada em Dicas, Tutoriais. Adicione o link permanenteaos seus favoritos. ← Começando meu blog LikeBe the first to like this post. [...]

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 145 outros seguidores

